Fatos e Curiosidades Sobre o Crescimento dos Bebês

Sabia que os bebês possuem etapas de crescimento mais intensas, ou seja, em poucos dias crescem muito e não o tempo todo? Veja abaixo o que preparamos para você sobre o crescimento dos bebês!

Crianças se medindo

Atenção ao Estirão! O que fazer para meu bebê ter um crescimento dentro do padrão?

Todos sabem que os bebês são fofinhos e delicados, nessa fase eles passam por etapas muito importantes em suas vidas, como o crescimento e é preciso ter o máximo de cuidado com eles.

Ter uma vida saudável e seguir uma rotina ajuda no crescimento dos pequenos. Como são muito jovens a estrutura óssea deles é bem “flexível” e acabam tendo algumas fases de estiramento mais significantes do que teriam em outros momentos de suas vidas. Por exemplo, um bebê que cresce de 0 a 12 meses, ganha em média mais peso e altura em comparação com um jovem que cresce de 17 a 18 anos na proporção de suas respectivas idades.

O crescimento ocorre desde o nascimento até o final da adolescência, sendo nesse período a formação do corpo. Por isso que a alimentação que recebem em cada etapa é fundamental para que tenham um crescimento adequado e saudável.

menina medindo outra menina na lousa

Picos de Crescimento Infantil

Como já falamos, o crescimento acontece em etapas da vida dos bebês quando se “esticam” bastante e ficam mais pesadinhos. Essas etapas chamamos de Picos de Crescimento infantil.

São fases de crescimento acelerado como se fosse um estirão na adolescência, mas numa escala ainda maior. É natural que os bebês queiram mamar mais, fiquem com sono agitado e necessitem de mais colo. Esses picos acontecem nos seguintes períodos:

  • 7 a 10 dias
  • 2 a 3 semanas
  • 4 a 6 semanas
  • 3 meses
  • 4 meses
  • 6 meses
  • 9 meses

Para saber se seu filho ou o bebê está crescendo de maneira esperada, os profissionais da saúde avaliam o ganho de peso médio pretendido para a idade correspondente do pequeno. A média de peso ganho por semana é de 0 a 4 meses, entre 155 a 241 gramas; de 4 a 6 meses, entre 92 e 126 gramas e de 6 a 12 meses, entre 50 e 80 gramas.

Dormir para Crescer. Por que o sono é tão importante para o crescimento infantil?

crianças deitadas em cobertor de céu

Não só a alimentação mas também o sono é imprescindível para que tenham uma boa formação e crescimento. Ao dormir as taxas de crescimento infantil são maiores do que quando estão acordados, fazendo com que seja necessário ter um cuidado maior com o sono.

Uma maneira para ajudar a ter uma boa qualidade de sono é criar uma rotina e tentar fazer com que o bebê sempre durma e acorde aproximadamente nos mesmos horários, sendo muito importante para suas funções metabólicas e criando um hábito de sono fazendo com que seu organismo se acostume com a rotina.

Outra maneira é se alimentar um pouco 30 minutos antes de dormir. No começo pode ser mais difícil, mas criando o hábito de dar leite (ou papinha dependendo da idade) antes do pequeno ir dormir, pode fazer com que ele durma por mais tempo e esteja bem alimentado para poder absorver os nutrientes necessários para o crescimento enquanto dorme.

Saber os picos de crescimento do seu filho é útil até para comprar roupas para ele. Por isso temos uma tabela em que mostramos medidas de cada tamanho das peças de roupa própria e descrição das medidas nas roupas multimarcas que oferecemos para você!

Confira alguns de nossos produtos : Macacão de Bebê

Se cadastre em nosso clube para receber descontos, ofertas e dicas exclusivas para você no Clube Pitocos

Curta Também nossa página no Facebook